Pages

21 de abr. de 2010

Alice nos animes e mangás

Clara B
Membro da Sociedade Lewis Carroll do Brasil.

As Alices de Carroll já inspiraram vários artistas em várias partes do mundo de diferentes áreas, a criar e recriar suas versões da história. No Japão muitos mangakás usam referências diretas e indiretas da obra em seus trabalhos.


Abaixo alguns exemplos interessantes:

Alice 19th (Yuu Watase) 
Aqui Alice tem quinze anos e vive uma vida típica até salvar um coelho branco em uma estrada. O coelho então lhe desperta poderes especiais e com eles ela deverá procurar sua irmã mais velha que acidentalmente foi parar em uma dimensão diferente.




Rozen Maiden (Peach-Pit) Sakurada 
Jun recebe uma boneca da série Rozen Maiden, cada uma dessas tem personalidade diferente e como objetivo se tornar uma "Alice", a representação de menina perfeita, delicada, bela e pura. Além da própria Alice, o coelho branco e outros personagens da história de Carroll, são citados nessa obra. Os figurinos são inspirados na época vitoriana.




A Abertura da série:


Count Cain - Godchild (Kaori Yuki)
Série com vários 'episódios' onde um conde que vive na época vitoriana e coleciona venenos desvenda uma série de assassinatos. Essa série é cheia de referências muito bem colocadas, o nome do protagonista é Cain Hargreaves, como o nome de Alice Liddell depois de casada.
Um dos personagens nomeia seu bichinho de estimação de Snark, assim como no poema famoso de Lewis Carroll, "A caçada do Snark". A festa do chá, o coelho branco, a rainha de copas também são homenageados. O mangá também tem referências da obra de Franz Kafka, a história do Jack Estripador, contos da mamãe gansa e da bíblia. Além de tratar de assuntos como pedofilia e incesto.

Esse título foi licenciado no Brasil pela editora JBC e vale muito a pena ser lido.




Miyuki-chan in Wonderland (CLAMP)Um mangá e um curta metragem, onde a protagonista vai parar em uma 'wonderland' erótica, todas as personagens são mulheres. As personagens e a sua ordem de aparição lembram muito a versão da Disney.




Serial Experiments Lain(Triangle Staff) 
As referências aqui são mais sutis, a história começa com um email mandado por uma garota um dia depois de seu suicídio, nele, ela conta que apesar de sua morte física, continua viva na Wired ( uma rede gigante de comunicação, algo como a internet) A série trata de assuntos como, realidade; consciência de grupo; teologia; doenças mentais e etc...
A protagonista é levada para um universo paralelo onde os limites com a realidade são desconhecidos, assim como a protagonista do país das maravilhas.
É um anime que merece ser assistido.





Fushigi no kuni no Arisu (Nippon animation) 
É muito comparada a Alice da Disney, uma série de tv com 52 episódios que conta as aventuras de Alice no país das maravilhas e com várias personagens do através do espelho, o começo da série segue o rumo país das maravilhas, mas a história acaba quando Alice vira rainha, sendo então uma mistura dos dois livros. A série é bem popular e foi exibida em vários países.




Outros:
Card Captor Sakura - em sua segunda temporada existe um episódio onde a heroína é levada para dentro do livro da Alice e encontra os personagens.


Slayers - no episódio "Disastre e poder! Essa é a ilha das maravilhas" A protagonista acorda vestida como Alice num lugar onde nada faz sentido.

Eureka Seven - as personagens se comunicam via rádio usando códigos com referencias aos personagens de Alice.

Inuyasha - conta a história de uma garota que caí num poço e vai parar em um mundo paralelo cheio de criaturas misteriosas.

Alice SOS - Alice foi sequestrada e os heróis precisam salvá-la.

Pandora Hearts - tem várias personagens com nomes inspirados na obra de Carroll.

Kagihime Monogatari Eikyuu Alice Rondo - Um suposto terceiro livro teria sido escrito por Carroll, mas foi perdido com o tempo, o protagonista tem que juntar seus fragmentos que estão guardados no coração das pessoas.

Além dos títulos citados referências estéticas estão presentes em uma porção de outros títulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click to get cool Animations for your MySpace profile