Escola de Samba GRANDE RIO
Carnaval 2015
Enredo:
"A Grande Rio é do baralho"
O enredo da Escola de Samba é baseado nas cartas de Baralho que se embaralham num jogo lúdico e cheio de surpresas no qual Alice, a Rainha de Copas, o Coelho e o Chapeleiro criam surpresas na comissão de frente. Percebe-se no desfile o quanto se misturam no imaginário de hoje as Alices do filme de Tim Burton e do desenho animado clássico de Walt Disney recriados em alegorias. Vale a pena ver o Video para entender a curiosíssima dinâmica que eles criaram para a comissão de frente.
Nas seguintes escolas vemos também quanto essas referências podem alimentar ou conter e limitar a imaginação criadora.
Nas seguintes escolas vemos também quanto essas referências podem alimentar ou conter e limitar a imaginação criadora.
Marcelo de Jesus / UOL
Marco Antônio Teixeira / UOL
Gilvan de Souza / UOL
Marco Antônio Teixeira / UOL
AP foto: Felipe Dana
Marco Antônio Teixeira / UOL
"Para muitos o Carnaval é um jogo. Já que é assim, a Grande Rio entra na partida e, para começar, dá as cartas. Atiçando nossa imaginação, no seio da criatividade, reaviva o simbolismo dos tempos remotos, e, ao poder econômico, dá o Ouros. Ao poder militar, Espadas. Copas para o poder religioso. Paus ao poder político, que no povo encontra seu alicerce.
A seguir, saca a figura de um Rei. Em seguida, a de uma Dama. Completando, um Valete. Diz, de antemão, que um Coringa pode trazer sorte, mas o Ás – que é trunfo – guarda pra si, como quem esconde "uma carta na manga".
Através das cartas ela encontra seu destino. Carta que é "jogo", e também revela os mistérios da adivinhação. Os arcanos maiores do tarô de Marselha previram, mas foram os lábios rubros da cigana que confirmaram: uma "chave" ilustrada na mesa indica que as portas estão abertas. A carta 31 do oráculo cigano reafirmou: o "sol" vai brilhar. É ele quem traz o anúncio de que bons ventos virão com as cinzas da quarta-feira.
Os astros se alinham e as estrelas iluminam nossos caminhos. Da mesma forma que nove são as cartas numeradas, nove são os planetas do sistema solar. Assim como quatro são os naipes, quatro são os elementos estabelecidos pela Astrologia – o fogo, a terra, a água e o ar – que, por sua vez, dividem os doze signos zodiacais.
Há quem guarde um coringa... quem trate a disputa com a malícia de um poker, a inteligência de uma partida de sueca ou como os velhos malandros, bons no carteado. Previ, sonhei e imaginei. A Grande Rio despista os jogadores e dá sua cartada na Avenida. A sorte está lançada! Façam suas apostas!"
Leandro Vieira e Roberto Vilaronga
Carnavalesco Fábio Ricardo
"Três escolas de samba de São Paulo tiveram a mesma ideia e convocaram a personagem Alice, do clássico conto de fadas de Lewis Carroll, para desfilar no sambódromo do Anhembi. A lourinha do País das Maravilhas apareceu com destaque nas apresentações da Rosas de Ouro, na sexta-feira (13), da Gaviões da Fiel (Vai ser do Baralho) e da Império de Casa Verde, no sábado (14). Outros personagens da história, como a Rainha de Copas e o Chapeleiro Maluco também passaram pela passarela do samba paulistano."
Escola de Samba ROSAS DE OURO
Enredo:
Depois da tempestade, o Encanto". (Contos de Fadas)
Caio Kenji / G1
Escola de Samba GAVIÕES DA FIEL
Carnaval 2015
"Nas artes, a literatura
Na forma mais pura de inspiração
''Maravilha'' estar em cena "
reinou" no cinema, herói ou vilão?"
Escola de Samba IMPÉRIO DA CASA VERDE
Carnaval 2015
Em seu enredo a escola se inspirou no mundo dos sonhos, desde os sonhos infantis até os sonhos de liberdade dos povos africanos, passando por Salvador Dali, Walt Disney, Bob Marley e Martin Luther King. Alice no País das Maravilhas estava presente, assim como outros personagens de estórias e contos de fadas como Branca de Neve e Peter Pan. Monteiro Lobato também foi homenageado com alas de Viscondes e Emílias.
Nilton Fukuda / Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário