Pages

21 de jun. de 2010

Bloomsday 2010 | Carroll & Joyce - parte 1



Arte: Adriana Peliano


An article about James Joyce and Lewis Carroll HERE


No último dia 16 de junho foi comemorado o Bloomsday em Belo Horizonte pelo Grupo Oficcina Multimédia, no Museu Inimá de Paula. Foram horas de atrações alicinantes, entre música, palestras, vídeos e um curiosíssimo leilão dos objetos pessoais de Joyce, vindos diretamente da Irlanda. O óculos, a lupa, o tapa-olho, o relógio, a dentadura, a camisa, a bengala, o pum e a calcinha de Nora, a carteira de identidade de Joyce, num inventário do cotidiano inspirado em nosso queridíssimo transcriador de linguagens.


Ah! tinha também o bazar Casa D'Oshea criado pelos integrantes do grupo, que transtornaram mil invencionices.

Confira tudo isso e muito mais no blog do evento AQUI



Como disseram os integrantes do grupo:

"Inauguramos no Bloomsday 2010 se configura como mais uma possibilidade de aproximar o leitor à leitura de James Joyce.

Fizemos uma seleção de pertences que fazem parte de nosso cotidiano e em cada um deles inserimos imagens, textos, ou figuras que remetem ao escritor e à sua linguagem sempre revolucionária.

Incluímos nesta proposta as cartas que James Joyce escreveu a Nora Barnacle, a sua musa inspiradora, que em Ulisses tem como réplica a figura de Molly Bloom. Nora teria tido uma importância muito grande na vida de James Joyce que, em sua obra Ulisses, a imortalizou, ao relacionar o dia 16 de junho à grande aventura de Leopold Bloom pelas ruas de Dublin.
Isto porque neste dia Nora e Joyce teriam tido um encontro particulrmente especial que resultaria numa confissão avassaladora de Joyce para a amada:
- "Você fez de mim um homem"

Joyce, ao inserir toda a ação de Ulisses neste único dia, dá a esta data um caráter epifânico, motivo pelo qual o mundo inteiro elegeu o 16 de junho como o dia internacional deste grande escritor."


Magda Veloso, Ione de Medeiros e Adriana Peliano.





Magda Veloso, Mônica Ribeiro e Adriana Peliano.

fotos: Haroldo Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click to get cool Animations for your MySpace profile