Pages

24 de jan. de 2010

VANDALICE por Ozi



OZI




Bem antes da Alicemania gerada pelo filme de Tim Burton, a personagem de Caroll já inspirava Ozi, artista que ocupa os muros paulistanos com seu graffiti transgressor e irreverente desde os anos 80. Desde 2007 ele tem realizado trabalhos inspirados no mundo de Alice. 

Para o crítico de arte Paulo Klein, Ozi é o mago pintor da Paulicéia, mantém características da fase romântica do graffiti paulistano, o stencil como técnica e conteúdos inteligentes e irônicos em seus temas.


Hoje ele participa ativamente da cena street art de São Paulo e exposições no Brasil e exterior em galerias, museus e instituições culturais.


Certamente você já viu por aí as várias versões de seus personagens questionadores, como a Shirley, Ronald Mac Donald, Sininho, Mickey, Alice…  Ícones do mundo do pop  são matéria prima para uma visão questionadora  das relações de poder na cultura contemporânea.


Nas duas últimas décadas, Alice original de John Tenniel (1865) vem se tornando  matéria prima para a metalinguagem. Diversos artistas se apropriam das imagens clássicas da menina vitoriana, promovendo deslocamentos e associações inesperadas com sentido crítico, político e poético. 

A menina pixadora e desbocada é batizada com uma palavra valise: Vandalice. As Alices de Ozi desafiam o bom comportamento da menina certinha e bem comportada.  Suas Alices são desencantadas e desobedientes. A violência no mundo contemporâneo ameaça os limites do sonho. Quem são as crianças de hoje? 

fonte Mona Dorf





Fuck and Shoot the Bank by Ozi and JP Malot here
'













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click to get cool Animations for your MySpace profile