Pages

14 de jan. de 2012

The Hunting of Alice in Seven Fits

Adriana Peliano



Caçando Alice em Sete Crises




Elena Kalis

Alice viaja através das artes visuais, das ilustrações vitorianas à arte contemporânea, passando pelo surrealismo, os filmes da Disney e as Gothic Lolitas. Nesse percurso surgem novas articulações entre texto e imagem que enfatizam a multiplicidade de leituras que a obra de Lewis Carroll abre caminho. Alice ganha vida própria nas tessituras da cultura, menina caleidoscópico, monstro fabuloso no labirinto da linguagem e da imaginação. Ao invés da pergunta “Quem é Alice?”, hoje existem caminhos que desbravam novas possibilidades do que Alice pode vir a ser.... Esse artigo é uma caça por Alice em suas metamorfoses e devires.

1

RIO


Alice foi criada na barca do sonho, num espelho líquido, seguindo o movimento do desejo, da imaginação e da curiosidade. Nasceu sobre o rio com seus duplos e reflexos, na correnteza e na contra corrente, na geometria de risos e estranhos paradoxos. Um livro agente não lê; a gente se precipita nele. Ele está, a todo instante, em torno de nós. Sentada nas margens, Alice iria se perguntar: e de que serve um livro sem figuras e nem diálogos? Faz de conta que Alice tenha sido mesmo o livro mais ilustrado de todos os tempos. Isso nos mostra que continuamos respondendo a pergunta que Alice não fez: E de que serve um livro com figuras e com diálogos?


Elena Kalis


The Hunting of Alice in Seven Fits


1

RIVER


Alice was raised on a ship of dreams, in a liquid looking-glass, following the currents of desire, imagination, and curiosity. She was born on a river, with its switchbacks and reflections, following and fighting the flow, in the geometry of laughter and strange paradoxes. We do not read a book; we dive into it. It surrounds us, constantly. Sitting on the bank, Alice would ask herself: and what is the use of a book without pictures and conversations? Alice has been perhaps the most illustrated book of all time. This shows that we continue to answer the question that Alice did not ask: and what is the use of a book with pictures and conversations?

continue...


found at still-she-haunts-me-phantomwise

Esse artigo foi publicado em:

This text appeared as an article in:

The Lewis Carroll Society of North America
Winter 2011 | Number 87 | Volume II Issue 17

 "Publicação científica digital  do grupo de pesquisa
 Produção literária e cultural para crianças e jovens da USP".

Foi também apresentado no evento "Um dia, Alice 2012"
  realizado na Casa das Rosas.




Um comentário:

  1. Again, my gifs. Please credit

    http://still-she-haunts-me-phantomwise.tumblr.com/post/32525291169/i-remember-so-well-that-golden-afternoon-when-i

    ResponderExcluir

Click to get cool Animations for your MySpace profile