Pages

31 de out. de 2009

Um Mundo sem Medidas



Mônica Toledo


"A conhecida história de Alice no País das Maravilhas serviu de mote para a exposição Um Mundo sem Medidas. Com a curadoria da francesa Valerie Marchi, a mostra apresenta instalações e fotografias de 13 artistas franceses.

Assim como a jovem sonhadora perdida num mundo de divagações em que as rupturas de escala são correntes, o visitante é convidado a se perder num lugar em que “as coisas seriam o que elas não são”. Jogos com escalas, incongruências e desequilíbrios que questionam tanto a ficção quanto o real. As obras expostas alimentam-se de contos de fadas, devaneios, medos e fantasmas da infância.

“As medidas que propomos ao público brasileiro com a realização desta exposição é a oportunidade impar de entrar em contato com as propostas que estão sendo colocadas por uma instigante geração de artistas contemporâneos franceses, suas descobertas, leituras da real, do imaginário e seus estranhamentos”, afirma Thaís Pena, produtora executiva da mostra.

No cerne da exposição, o espectador, transformado em herói de uma narrativa em três dimensões, encontra-se confrontado com um mundo desconhecido em que suas referências se alteraram. Ele encontrará situações aberrantes e estranhas, flertando com seus fantasmas do passado. Enfim, trata-se de uma exposição lúdica que oferece várias leituras e destina-se tanto aos adultos quanto ao público jovem e infantil."

Catálogo

Artistas:
Mireille Loup; Philippe Ramette; Gilbert Gracin; Françoise Pétrovitch; Gabriela Vanga; Bertrand Gadenne; Jean-François Fourtou; Jeremy Dickinson; Samuel Rousseau; Simone Decker.

MAC em São Paulo (SP), Museu Nacional em Brasília (DF) e Salvador (BA) /2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click to get cool Animations for your MySpace profile