Pages

7 de jul. de 2020

Porta 1: A viagem de barco, quando a aventura começou


Hoje é dia de Alice!



Colagem de Adriana Peliano e seus ingredientes.


Era uma tarde dourada em Oxford, na Inglaterra vitoriana, em 4 de julho de 1862. Cinco amigos passeavam de barco pelo rio Tâmisa: Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson (1832-1898), Robinson Duckworth e as irmãs Alice (10), Edith (8) e Lorina (13) Liddell. Carroll contava histórias de aventuras mirabolantes, num excêntrico e interminável conto de fadas. Enquanto o barco deslizava, ele incorporava à história elementos da paisagem: flores, bichos, uma toca, olhem... um coelho! Brincava com poemas conhecidos e canções populares, transformados em paródias e jogos de linguagem. A paisagem se ampliava e abarcava o contexto histórico e social da Inglaterra vitoriana, que ele desafiava através do humor e do nonsense.

A história contada naquele dia foi especial, e Alice Liddell insistiu para que Carroll a escrevesse. O manuscrito original de Aventuras de Alice no Subterrâneo foi ilustrado por ele e dado de presente para a menina no Natal dois anos depois. Naquele momento, ele já preparava outra versão da história, mais complexa e sofisticada, que seria publicada em Londres pela Macmillan com o nome de Aventuras de Alice no País das Maravilhas (1865). O livro foi ilustrado por Sir John Tenniel, importante cartunista vitoriano que também ilustraria Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá (1871). Essas ilustrações se tornaram clássicas e são consideradas inseparáveis do texto, mesmo que esse tenha sido um dos livros mais ilustrados, adaptados e recriados de todos os tempos.

Lewis Carroll e Alice Liddell se conheceram em Christ Church, universidade onde ele vivia e era professor de matemática e lógica. Alice era uma das filhas do reitor. Carroll era excelente fotógrafo e adorava retratos, em especial de meninas, e Alice foi fotografada por ele algumas vezes ao longo dos anos. Além de fotografar e contar histórias, mantinha uma valise especial repleta de surpresas e curiosidades para interagir socialmente. Ele estava sempre desenhando, criando desafios de lógica, truques de mágica, trocadilhos, adivinhas, enigmas, palavras inventadas, cartas para serem lidas através do espelho, e outras invenções inusitadas que ainda nos encantam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click to get cool Animations for your MySpace profile