Pages

13 de fev. de 2016

Quantum reality: ALICE: A Large Ion Collider Experiment

"Paradoxo, nonsense, jogo, labirinto. O tabuleiro de xadrez que cruza a obra de Lewis Carroll Através do Espelho o que Alice encontrou por lá (1871) é movido por caminhos enigmáticos, curvaturas insólitas, geometrias impossíveis. A lógica se inverte e se subverte enquanto Alice se aventura em um mundo ao contrário, em que é preciso correr o mais rápido possível para ficar no mesmo lugar. Viajante do extraordinário, Alice salta na toca do coelho, atravessa o espelho e encontra tabuleiros, túneis, labirintos, jardins secretos, florestas misteriosas e portas que levam a outras portas. 

A obra de Lewis Carroll é a terra incógnita na qual o leitor pode atravessar, perder-se e desbravar novos sentidos. Lembremos que o caminho a seguir, depende de onde cada um quer chegar. Os sonhos de Alice desafiam nossos saberes acomodados. A Rainha Branca, por exemplo, é capaz de lembrar do futuro. Lewis Carroll também se lembrou do futuro e, antes de Einstein, imaginou conceitos relativísticos. No País das Maravilhas o Tempo é relativo. O Chapeleiro diz que o Tempo é alguém e ele pode acelerar ou desacelerar, fazer o que quisermos com o relógio. 

As aventuras de Alice anteciparam conceitos da física moderna que nos defrontam com uma realidade que supera amplamente a imaginação. Em Mundos Paralelos - Uma viagem pela Criação, Dimensões Superiores e Futuro do Cosmos, o físico teórico Michio Kaku explica uma possibilidade surpreendente que emergiu da Física Moderna: que o nosso Universo pode ser apenas um, entre infinitos outros numa vasta rede cósmica. Em uma visão quase alicedélica da realidade, anuncia: “No multiverso, há palcos paralelos, uns por cima dos outros, ligados por alçapões e túneis escondidos. Os palcos, de fato, dão origem a outros palcos, num processo infindável.” Entre 2021 e 2022 a travessia do espelho de Carroll completa 150 anos. Até onde a sua visão alcança, o mundo que Alice vê através do espelho de casa é muito parecido “só que adiante pode ser completamente diferente”. Alice vislumbra uma realidade quântica, ao mergulhar no campo de possibilidades infinitas.

Os enigmas de Alice não se satisfazem com formas fixas, descrições literais ou explicações razoáveis. No mundo atual, Alice (A Large Ion Collider Experiment) é o nome de um experimento do Grande Colisor de Hádrons, o maior acelerador de partículas do mundo. Sua logomarca mostra Alice diante de um portal. As mais inovadoras instalações imersivas de realidade virtual da atualidade desafiam o impossível, a linguagem do sonho e a travessia para mundos paradoxais regidos por outras leis, que são vetores da viagem de Alice do outro lado do espelho."

Adriana Peliano






"The ALICE Time Projection Chamber used for particle tracking and identification."




"The completed ALICE detector showing the eighteen TRD modules (trapezoidal prisms in a radial arrangement)."


"A Large Ion Collider Experiment (ALICE) is one of seven detector experiments at the Large Hadron Collider at CERN. The other six are: ATLAS, CMS, TOTEM, LHCb, LHCf and MoEDAL. ALICE is optimized to study heavy ion collisions. Pb-Pb nuclei collisions are studied at a centre of mass energy of 2.76 TeV per nucleon pair. The resulting temperature and energy density are expected to be high enough to produce a quark-gluon plasma, a state of matter wherein quarks and gluons are deconfined." source



"An example of simulated data modeled for the CMS particle detector on the Large Hadron Collider (LHC) at CERN. Here, following a collision of two protons, a Higgs boson is produced which decays into two jets of hadrons and two electrons. The lines represent the possible paths of particles produced by the proton-proton collision in the detector while the energy these particles deposit is shown in blue."



"ALICE records first proton-lead collisions at the LHC"




"Events recorded by the ALICE experiment from the first lead ion collisions, at a centre-of-mass energy of 2.76 TeV per nucleon pair."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click to get cool Animations for your MySpace profile