Pages

10 de mai. de 2015

Amaravilhas de Antonio Peticov

 



Antônio Peticov é um artista plástico brasileiro com intensa produção em diversas mídias e linguagens com ênfase na pintura. Em seu imaginário se alimenta de um vasto repertório de referências da história da arte à cultura pop, da geometria sagrada aos objetos impossíveis, promovendo um encontro entre a intuição e a geometria, o sonho e a matemática. 

A obra de Lewis Carroll, em especial os livros de Alice, influenciaram a obra de Peticov desde a década de 70. O que mais o entusiasma nos livros de Alice? A ousadia e a coragem da heroína de enfrentar o desconhecido. Para ele, as duas obras mostram uma realidade psicodélica que promove a expansão da consciência e a liberdade de expressão. 

Peticov é também um metagrobologista, um estudioso e colecionador de quebra-cabeças. Ficou fascinado ao conhecer a obra do matemático Martin Gardner, especialista em Lewis Carroll, ao ler o clássico Annotated Alice em sua juventude, o que aumentou seu interesse pelo matemágico mundo dos puzzles. Viajou nas últimas décadas pelos sonhos de Alice em grandes telas que dialogam com as ilustrações clássicas de John Tenniel incorporando figuras de artistas como Escher, Penrose, Edgard Rubin, entre outras imagens enigmáticas de geometrias impossíveis, ilusões visuais, paradoxos, objetos surrealistas. Também viajam nas imagens, suspensos em uma gravidade onírica, outros objetos presentes na obra de Carroll, que criam um quebra cabeça que convida o público a decifrar. 

A Rainha Branca do xadrez do espelho também está presente em algumas telas. A própria Alice se transforma em Rainha no final do livro do Espelho e a Rainha Branca torna-se ao mesmo tempo um símbolo da crença no impossível e um avatar de uma Alice metamórfica e onironauta. O Coelho Branco viaja através de várias imagens de Peticov. Ele está de costas para nós indo em direção a sucessivos portais multidimensionais. 

Espelho, toca, fechadura, janela, porta, buraco negro ou de minhoca. Segundo ele, a presença do dia e da noite, das luzes e das sombras em seus portais simbolizam o caminho de mão dupla entre o consciente e o inconsciente, movimento incessante da arte e da produção de conhecimento. O Coelho Branco atua como um psicopompo, pois caminha entre mundos e convida o público a atravessar o limite da tela e viajar pelo desconhecido em uma experiência alicedélica.

obras: Antonio Peticov


 Antonio Peticov 

Antonio Peticov 

 Antonio Peticov / detalhe







"As telas de Antonio Peticov criam portais para um outro espaço tempo aonde a Rainha Imaginação e o Rei Pensamento nos convidam para alicinar também".
 Alice Alicedélica

 "Em seu diálogo com Lewis Carroll e Martin Gardner, Peticov cria enigmas matemágicos que nos desafiam a desmontar os saberes instituídos e estagnados e criar caminhos para novas amaravilhas sem fronteiras entre o sonho e a realidade".
 Alice Alicinógena

 “Nas alicinações de Peticov as ilustrações originais de John Tenniel sairam do livro de histórias vitoriano para um mundo onírico de metamorflores onde tudo era diferente. Nada era o que é e tudo era o que não é. E, para mim, tudo o que é, por sua vez, não seria. E o que não fosse, seria. Não é?"
Alice Alicinante




Antonio Peticov 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click to get cool Animations for your MySpace profile