Pages

11 de mai. de 2013

Monteiro Lobato comenta o filme de Alice de 1934









Charlotte Henry as Alice


"ALICE NO PAIZ DAS MARAVILHAS

Monteiro Lobato, o traductor do livro que a Companhia Editora Nacional imprimiu, assim se externou, depois de haver assistido o film da sessão especial:

ALICE

Dodgson, um modesto professor de Londres, escreveu um dia uma historia para divertir certa menina de 10 annos - Alice Diddel. Sua intenção foi essa apenas - divertir a menina. Mais tarde, entretanto, a historia foi publicada com o pseudonymo de Lewis Carrol e obteve aceitação immensa. No mundo inglez, não existe hoje que desconheça "Alice no paiz das maravilhas", já agora um dos encantos das crianças do mundo inteiro.

Ao milagre do genio que foi fixar com palavras um sonho de criança dos mais malucamente extravagantes, a Paramount vem de acrescentar outro milagre, qual o de photographar esse sonho com uma fidelidade que espanta. E para maior victoria descobre uma estrilinha de 10 annos que é, indubitavelmente, a menina mais encantadora de graça e naturalidade que ainda passou por um studio - Charlotte Henry.

Poucas vezes a arte do cinema subiu tanto. Esse film é, na realidade, um sonho de sonho, e, ao contrario de innumeros em que o transplante para a tela desnatura o original, a obra prima da Paramount escraviza-se maravilhosamente ao texto de Lewis Carrol. Esse genio da literatura ingleza, que ignorava que o fosse, espantar-se-hia da lealdade do film, se pudesse vel-lo, pois entre o que elle graphou e o que a Paramount fixou photographicamente, a diferença é apenas de processos.

Na essência, o sonho que Carrol attribuiui a Alice acaba de ser sonhado de novo."

Monteiro Lobato.
S. Paulo, 25 de abril de 1934




Alice In Wonderland ( 1933 ) 
a version of Norman Z. MCLeod who casted Gary Cooper and Cary Grant. 
The role of Alice is played by CHarlotte Henry.


Alice na obra de Monteiro Lobato:

Aventuras de Alice no Sítio do Picapau Amarelo
As Reinações de Alice e as Aventuras de Lúcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click to get cool Animations for your MySpace profile