Alice in process…

Instead of the question “Who is Alice?” there are now paths leading to what Alice might come to be…

5 Aug 2010

The wonders of Marchpane through the eyes of Daniela Carvalho


DSC06420

DSC06421

DSC06422

DSC06424

DSC06425



Daniela Carvalho

Em minha primeira visita à Londres, tudo o que mais queria era chegar lá, comprar um ticket para Oxford e revezar minha estadia entre a Christ Church University e o University Museum... Respirar Alice perto da Alice, tirar milhões de fotos, conversar com outros Alicinógenos e pegar um onibus até Surrey - Guildford para visitar os jardins de nosso querido Mr. Dodgson. Contudo, como na grande maioria de nossos planos previamente elaborados, fui pega de surpresa com as mudanças que se avançavam em minhas pequenas escolhas... desde o primeiro momento ao "entrar em Londres" até o último instante em que perdi o voo por ter passado horas demais em uma livraria especial...

DSC06426

"Nossa querida Rainha - Adriana Peliano, me indicou a visita a este lugar encantador, uma ruazinha, um pedaço de rua da tão famosa "Rua dos Livros" a Charing Cross Road, dizendo que lá encontraria um pedaço de wonderland... E foi assim que me dirigi para lá no mesmo instante! Assim que estava me aproximando, resolvi testar os conhecimentos londrinos e perguntei: "Por favor, onde fica a Marchpane?" e para meu espanto e alegria a senhora sorriu e disse: "Você quer dizer, wonderland ou underland? Qual dos dois países você prefere ir?" Eu, já com lágrimas nos olhos, apenas sorri, agradeci e segui o caminho que a senhora havia me indicado. Cheguei em frente ao mundo de Alice, ou melhor, a Marchpane e fui recebida com um simpático sorriso de uma das vendedoras que disse: "Espero que você encontre tudo o que busca sobre a Alice!" e eu como em um sonho ainda sem acreditar no lugar que estava apenas disse: "Oh Lord!!"


DSC06423



Assim, foi o primeiro dia em que visitei Marchpane... desde aquele dia, todas as minhas manhãs e boa parte das tardes eram passadas lá.. conversando com quem procurava primeiras edições de Alice, com quem estava encantado com a vitrine, com curiosos que chegaram a me perguntar se estava em oração ali, porque parecia estar em um lugar sagrado! Por isso, só tenho a agradecer a nossa querida Queen, por ter me indicado a pequena wonderland! Como diriam os guias de viagem: um Must Go para todos nós Alicinógenos e Alicinados!!"


DSC06418



Quem for a Londres não pode mesmo deixar de visitar a nossa querida Marchpane, um mundo encantado de antigos livros infantis ilustrados. Conta a lenda que lá dentro existe uma cartola mágica de um coelho branco de relógio de onde surgem incríveis edições de Alice de diferentes épocas, linguagens e viagens. Múltiplas paisagens e passagens, fermento para o devaneio das infâncias que nunca têm fim. As fotos da vitrine que a Daniela trouxe de viagem nos convidam a novas aventuras nesse palco de milmaravilhas onde passeiam de mãos dadas a curiosidade e a imaginação.


DSC06417


"Em uma história de Andersen aparece um livro cujo preço valia a "metade do reino". Nele tudo estava vivo. "Os pássaros cantavam e as pessoas saíam do livro e falavam." Mas quando a princesa virava a página "pulavam imediatamente de volta, para que não houvesse nenhuma desordem". Delicada e imprecisa, como tanta coisa que ele escreveu, também essa pequena criação passa ao lado daquilo que é o mais essencial aqui. Não são as coisas que saltam das páginas em direção à criança que as vai imaginando - a própria criança penetra nas coisas durante o contemplar, como nuvem que se impregna do esplendor colorido desse mundo pictórico. Diante de seu livro ilustrado, a criança coloca em prática a arte dos taoístas consumados: vence a parede ilusória da superfície e, esgueirando-se por entre tecidos e bastidores coloridos, adentra um palco onde vive um conto maravilhoso."
Walter Benjamin, Visão do livro infantil.


DSC06427

Fotos Daniela Carvalho



MARCHPANE

"Located in the centre of Cecil Court, the quiet pedestrian lane lined with antiquarian bookshops, tucked away in London's bustling West End, Marchpane opened in August 1989. During the last two decades Marchpane has become well known as a specialist in children's and illustrated books from the eighteenth century up to the present day. On our shelves you can find early publications from Newbery's moral tales to signed first editions of Harry Potter. We stock all the best British collectable children’s books, we nearly always have copies of great classics such as Winnie-the-Pooh, Peter Pan, The Wind in the Willows, The Lion the Witch and the Wardrobe, The Wizard of Oz, Pinocchio, Nursery Rhymes as well as editions of Andersen, Grimm and Perrault etc. As we specialise in Lewis Carroll, a comprehensive selection of illustrated editions of Alice’s Adventures in Wonderland is always available, together with rare Alice ephemera and some of Carroll's more obscure works. We also stock some of the rarest Home Front and Political children’s books of the nineteenth and twentieth centuries."

SITE

No comments:

Post a Comment