Alice in process…

Instead of the question “Who is Alice?” there are now paths leading to what Alice might come to be…

12 Apr 2010

Carroll's day em Belo Horizonte

carrollsday_email

Carrollsday – Um dia dedicado ao criador de “Alice”


Concepção e curadoria: Beatriz Mom e Myriam Ávila


Assim como o internacional Bloomsday, criado em homenagem ao livro “Ulisses”, de James Joyce, a idéia desse projeto nasceu da inspiração da artista plástica Beatriz Mom em fazer um dia dedicado a Lewis Carroll, o criador de “Alice no País das Maravilhas”.

Tendo em voga o lançamento do filme “Alice”, de Tim Burton, reunimos artistas, atores, poetas, escritores, criadores de diversas áreas, que tiveram suas obras e produções influenciadas pela obra do matemático, fotógrafo e escritor inglês Lewis Carroll. Assim nasce o Carrollsday, um projeto cultural que pretende envolver literatura e poesia nonsense, artes plásticas, moda, intervenções e diversões!

Programação

A programação terá início às 15h, com o Sarau Humpty Dumpty, organizado por Myriam Ávila, doutora pela UFMG, tradutora e especialista em poesia nonsense. Tem uma tese, já editada em livro, sobre Carroll e Edward Lear: "Rima e solução" (SP, Annablume, 1995), entre outros títulos. O título do sarau, baseia-se na personagem carrolliana que se assemelha a um ovo e se mostra extremamente questionadora com Alice.

A atriz Christina Fornaciari nos brindará com sua performance “Letra líquida”, explorando os tamanhos, os medos e as brumas de Alice. Ainda entorno da alicemania, as estilistas Ananda Sette Câmara, da marca “Botões” e Adriana Gontijo da marca “A Rosa Vermelha”, provam através de um desfile encenado que existe muita moda por trás do País das Maravilhas. Além disso, a estilista de sapatos Virgínia Barros mostrará calçados inspirados mais especificamente no filme recém-lançado. O desfile contará com trilha sonora ao vivo pelo instrumentista Ricardo Novais.

Além da idealização do projeto, Beatriz Mom mostrará seus trabalhos embasados na obra de Carroll. “Na Sala enquanto Espero” será uma exposição das instalações chave-fenda, momtabuleiro e outras obras da artista. A curadoria da exposição, fica por conta de Mariana Lage, que é jornalista, crítica de arte e edita os blogs conversearteexpandida e diariosdemetacritica

O evento ainda contará com uma mesa temática Um chá muito Louco. Vanessa Senem, do Café e Bistrô Sagrado, fará sua interpretação da mesa de chá utilizando louças e objetos nonsenses.

O Carrollsday, conta com o apoio cultural do Ponteio Lar Shopping, Adecolor Decorações, da grife Botões, do Café e Bistrô Sagrado e do estúdio mom:design.

Evento: Carroll’s Day
Data: 25/04/2010 – domingo
Horário: de 15h – 19h
Local: Ponteio Lar Shopping (BR-040, 2.500 - São Bento)
ENTRADA GRATUITA
Classificação: Livre

Contato: Beatriz Mom 3024-776
Picture 1

No comments:

Post a Comment